Sejam bem vindos e voltem sempre!

Hábitos saudáveis com o corpo

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Hipertexto

Conforme a wikipédia hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
O trabalho com hipertexto pode nos impulsionar à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
O hipertexto apresenta uma forma de leitura não linear e que nos proporciona muitas possibilidades de leituras e de escrita, em que podemos interagir de maneira mais dinâmica com a informação, escolher entre múltiplas trajetórias e esquemas possíveis de leitura, experimentar o texto como parte de uma rede de conexões navegáveis que oferecem acesso fácil e rápido a outra informação necessária para a compreensão nos conduzindo numa experiência excitante que pode nos deixar a deriva se nos faltar atenção.
Durante a leitura e pesquisa sobre hipertexto tive oportunidade de navegar em vários locais interessantes e descobrir meios de nos interagir com o mundo virtual. A impressão que dá é como se tivéssemos um dicionário incluso no próprio texto. A experiência foi maravilhosa, pois ao ler um texto, logo descobrir o significado de algumas palavras ou mesmo de outro tema dentro do próprio texto. E o hipertexto nos proporciona vários caminhos sobre um determinado tema. E que realmente, é válido o educador investir na busca de novos conhecimentos, principalmente no que se refere às novas tecnologias.

4 comentários:

  1. O hipertexto é realmente tudo isso citado por você Cleidiomar, favorece uma aprendizagem realmente significativa e amplia o conhecimento de forma interativa com vários recursos. É a uma forma mais dinâmica de interação com o mundo virtual em forma de texto. Joaldo

    ResponderExcluir
  2. Cleidiomar, concordo plenamente com você quando destaca que o hipertexto impulsiona e facilita a pesquisa tornando-a atrativa e envolvente com as diferentes fontes de abordagens nele inseridas para o enriquecimento da leitura e pesquisa. Com certeza ele vem contribuir diretamente para a produção do conhecimento

    ResponderExcluir
  3. Cleidiomar,

    Tive a mesma impressão que você teve, realmente temos tudo ali ao nosso dispor e isso torna a pesquisa interessante e atrativa, o mundo virtual é muito fascinante. Certamente os educandos vão amar essa metodologia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Óla amiga. A sua pesquisa do hipertexto é realmente o que foi registrado, pois o mesmo apresenta oportunidades variadas que facilita os trabalhos pesquisados.Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir